terça-feira, 13 de julho de 2021

UM TEMPO PARA DESCANSAR

 




          Todos os dias travo uma batalha comigo mesma. É uma luta constante para me manter focada, e nem sempre consigo alcançar esse objetivo. Por fora, pareço uma rocha, com alguns deslizes, mas no geral, uma rocha. Mas só Deus e eu sabemos o que enfrento todos os dias.

          Não é que surto todas as manhãs. Não é assim. Mas quando você precisa lidar com o cansaço mental e físico, quando o seu corpo parece mais uma montanha russa de emoções e dores físicas, você precisa escolher nunca usar isso como desculpa para ser má com um amigo, irresponsável com suas tarefas, deselegante na fila do caixa do supermercado, e ainda tem que arranjar uma paciência de Jó para lidar com os que estão sob sua responsabilidade. E ainda assim, aceitar suas limitações, perdoar os que te ferem com palavras, lidar com as pressões do trabalho/faculdade/casamento e ainda sorrir e manter-se em equilíbrio.

          Então, sim, tem dias que é demais. Principalmente, naqueles dias onde os hormônios não contribuem para seu controle emocional. Nesses dias, todo o corpo dói (fibromialgia),  e nem ficar deitada é uma opção, porque também dói. Você chora um pouquinho, sim, precisa ter um escape, um alívio da tensão. E enfrentar o dia. 

          E como você faz pra se levantar todas as manhãs? Oro e peço ajuda a Deus e Ele me dá da Sua graça para lidar com um dia por vez. Levanto, mesmo com dores intensas pelo corpo. E é interessante que se você diz isso a uma pessoa a primeira coisa que ela te pergunta é: "E você toma o que pra essas dores?"  Porque é difícil entender como uma pessoa pode sentir tantas dores e dizer que ainda consegue se levantar, dar conta das tarefas do dia mesmo que minimamente, e não estar gritando de dor e chorando o tempo todo! Como assim?? Então, não, eu não tomo nada, espero as crises passar e vou me adaptando como posso. Parar é pior.


          Mas o trabalho/faculdade/casamento não esperam você se recompor, as crises passarem, afinal, existe um cronograma e você tem que lidar com isso, ser assertiva, produtiva, e mostrar pro mundo que você consegue, que você é extraordinária!!

          No nosso meio evangélico ainda tem umas criaturas que passam na cara da gente a mulher de Provérbios 31, aquela máquina produtiva inabalável e incansável. Lamento, mas eu não sou ela. Admiro muito essa mulher, mas não sou e nunca serei ela. Mas na essência, sim, eu sou como ela. 

          Tem dias que só o que eu queria era ficar na minha, não ter que me preocupar com nada, apenas descasar, contemplar uma bela paisagem (como a da foto) e poder estender o tempo e fazer as cosias dentro das minhas limitações. Eu sei que isso é apenas uma quimera. Vou sobreviver e viver, um dia por vez, porque há muito mais em mim do que minhas limitações. Enquanto há dia, há esperança. Deus sempre ajuda quem se esforça.

          É isso, quis apenas dar um vislumbre do que é viver 24h do dia com dores que te tiram o ânimo, as forças e a concentração. Quem sabe, da próxima vez que ver alguém fazendo uma coisa e parando um pouquinho, ao invés de soltar piadinhas, você vá até essa pessoa e pergunte: "O que posso fazer  por você hoje?"

Graça e Paz de Cristo Jesus a todos vocês.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário